José Serra no segundo turno café com leite












Foto - rogeliocasado.blogspot.com



Primeira pesquisa do segundo turno da eleição presidencial, Data folha http://migre.me/1xaz4   oferece resultados que eu havia comentado aqui na segunda, terça e quarta feira, em meu twitter/carloscotta.
E o grande momento de capitalizar a enxurrada de votos que teve, também escrevi por várias vezes no twitter, a Marina Silva perdeu. Seus eleitores em sua maioria já identificaram-se co Serra, uma outra parte com a Dilma e uns 10%, ainda estão indecisos.
Quanto mais demorar pior será para a Marina, esta diferença irá diminuindo.
Pela pesquisa Data Folha, Serra terá que dedicar-se de corpo e alma nas regiões Sul e Sudeste e escalar seus apoiadores para o Nordeste, fazer corpo a corpo e diminuir a diferença que hoje é muito favorável nesta região para a Dilma.
Com as eleições definidas no PR, SC, SP, RJ e RS, ao contrário dos anos em que Lula disputou, favorece e muito ao José Serra. Terá os pesos dos governadores dos principais estados a favor de sua candidatura ao contrário da Dilma, que teve eleição definida em primeiro turno nos estados do Nordeste, mas com menor peso do que os do Sul e Sudeste. E o José Serra ainda tem 5 candidatos do PSDB disputando o segundo turno no 8 estados que não definiram as eleições no primeiro turno.
Casos como os do Maranhão e Bahia, ele poderá reduzir a diferença a favor da Dilma, justamente por opção das lideranças derrotadas nestes estados e que foram abandonados pela candidata Dilma no primeiro turno, casos de Jackson Lago e Gedel Vieira, poderão os dois apoiarem José Serra.
Em São Paulo e em Minas Gerais, José Serra contará efetivamente com o apoio dos dois principais cabos eleitorais que possui, Aécio Neves e Geraldo Alckimin, o que poderá ampliar suas votações nestes dois estados, é só ler a entrevista de hoje do ex-presidente, Itamar Franco na Folha de São Paulo, que pode-se medir o tamanho do buraco em que entrará a Dilma em Minas Gerais.
No Paraná, compete ao governador eleito Beto Richa ampliar a diferença a favor de José Serra, basta-lhe usar do poder de persuasão pertinente a todos os governadores eleitos.
Qual a vantagem do Serra nestes casos, é que no Nordeste, onde tem maioria e está lhe dando a dianteira agora, o Serra está lá embaixo e ela no seu limite de votos, ao contrário das outras regiões, onde a entradas das expressivas lideranças regionais que apóiam José Serra poderá conferir-lhe maior diferença a seu favor, SP, MG, PR e SC, além é claro do PMDB do RS, que com certeza não apoiará a Dilma.
Nos estados do Nordeste, o inverso poderá ocorrer, quando propensos aliados da própria Dilma foram massacrados por adversários, em detrimento de determinada candidatura, articulada por Lula, casos da Bahia, Maranhão e outros, estes potenciais aliados, poderão terem seus votos migrados para o Serra.
E a nós eleitores comuns cabe-nos o dever de trabalharmos dia a dia para arrumarmos votos ao José Serra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia