Sem Peixe e Matildes














Lembro com carinho das manhãs de Domingo em meu querido Sem Peixe nos segundos domingos de Maio.
Lembro com muita saudade das semanas que antecediam aos segundos Domingos de Maio.
Mês de Maio, mês de Maria e sagradamente mês das mães.
Em Sem Peixe, tradições das cidades mineiras, a vida girava em torno do trabalho e das festas religiosas.
Mês de Maio tinha toda a áurea das novenas de Maria, das procissões de Maria, das oferendas, das coroações e tudo mais.
A praça de Sem Peixe transbordava de clima religioso com as barraquinhas, leilões, Sport Club Nascimento e as bombinhas.
As barraquinhas com suas guloseimas, roscas, frangos assados, leitoas e deliciosamente docinhos de leite e canudinhos. Todas guloseimas doadas pelas famílias que sempre irmanavam no mesmo objetivo, amor, fé e dedicação à crença religiosa.
Dos auto falantes da igreja ouvíamos músicas, destacando as de Agnaldo Timóteo e Agnaldo Rayol.
Para ouvir uma música tinha que pagar, valor de hoje, acho que, um, dois reais.
No mês de Maio, a música mais tocada, mais ouvida e admirada por todos, Mamãe estou tão Feliz, Agnaldo Timóteo - https://www.youtube.com/watch?v=RO1RMjYJytw- .
Recordar de Sem Peixe, recordando minha terra, recordando minhas origens, recordo a minha linda e bela mãe.
Minha mãe, que partiu com tanta precocidade, adiantou-se para pavimentar a estrada para a Ti Julita e Vózinha, mas que curtia e agradecia às dezenas de vezes que nós, eu, o Zé Pedro, o Helinho, a Cida, a Dinha e o Lalau, oferecíamos a ela.
Com sorriso de criança no Circo, a nossa linda mãe recebia com o coração a todas nossas ofertas e mais do que isto, ela amava e curtia todas aquelas muvucas das festas, momentos únicos de reencontrar, amigas, primas e acima de tudo os irmãos que já bandeavam em outras terras.
Festas da igreja, praça lotada, picolés e adereços, o amor transbordava em todos, não tinha exclusividade, não tinha endereço.
A molecada perdida a tanta bagunça, que perdidas deliravam.
Amávamos tudo aquilo e principalmente, todos os sorrisos, alegria e festividade do coração da dona Matildes.

Saudades Eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia