A um certo Públio Cota










Fiz um estudo recente sobre a origem da família COTA, ou COTTA, e postei em Blogger em 2009,     http://migre.me/4zFNn  a grafia não difere suas origens. Eu mesmo assino Cotta e tenho irmãos que assinam Cota e um filho que assina Cota. E acabou recebendo comentários até de Portugal, dando explicações da origem deste nome.
  Ocorre que, ao ler o livro La República de Marcus Túlio Cícero, para minha surpresa, logo no início da obra ele  refere-se a um determinado Cota, considerado um Jurisconsulto da época.
  Como Cícero viveu entre os anos 100 e 43 a.C., percebe-se que a origem dos Cotas é extremamente antiga e pelo jeito fazia parte da elite de Roma da época.
  A referência não é lá muito elogiosa por parte de Cícero, mas de qualquer monta vai aí a versão da tradução da referida citação. “A um certo Públio Cota, que se tinha na conta de jurisconsulto, embora ignorante das leis e medíocre, retrucou Cícero, quando aquele , interrogado como testemunha num processo, lhe respondera que não sabia nada: - julgas que te interrogo sobre o direito?”
  Como se vê, em mais um dos milhares de embates de Cícero. O curioso é o surgimento do nome COTTA. Vamos continuar a pesquisa, imagine se for a mesma raiz? 
Para quem quiser deliciar-se com esta maravilhosa obra, vai o endereço eletrônico. A parte em que ele debate com Públio Cota está na página 3, http://migre.me/4zF62 .

Comentários

Geraldo Cota disse…
boa tarde Carlos. Tenho interesse na pesquisa dos nossos antepassados Cotta ou Cota. Aliás sou Cota (1 t), filho de Cotta (com 2 t's). Meu pai, Geraldo Machado Cotta e meu avô, Joaquim Pedro Cotta, naturais de Rio Piracicaba/MG. Atualmente moro em Santa Catarina. Grande abraço

Geraldo M. Cota Junior

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe