Gripe A e nós eim??











A população mundial foi pega de surpresa a mais ou menos quatro meses, com o anuncio de uma nova doença, que parecia de fácil contágio.

Na realidade, um vírus.

Para os cientistas, atualmente, a principal suspeita é a de que o vírus tenha surgido a partir da combinação, em porcos, de vírus de gripe humana, suína e aviária. Do porco, esse novo vírus chegou aos humanos, que passaram a transmiti-lo entre si. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556859.shtml

Não se sabe por que, mas o primeiro país a constatar o vírus, foi o México.

Em poucos dias, o alerta mundial foi dado pela Organização Mundial de Saúde.

Epidemia, que poderia virar pandemia, pela sua fácil propagação.

Em menos de um mês após descoberto virou-se pandemia.

Vírus de laboratório, ou não, o fato é que o governo brasileiro, alto suficiente em verbología, através do presidente Lula, afirmava que o Brasil jamais seria afetado.

Como não o seria, no caso da crise econômica.

Pouco mais de sessenta dias após o seu descobrimento, a gripe entrou de cheio no Brasil, principalmente nos Estados do Sul.

O Paraná é o Estado que mais teve mortes provocadas pela gripe (195 mortes http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/gripea/conteudo.phtml?tl=1&id=920260&tit=PR-tem-195-mortes-por-gripe-A), considerando número de população, com mortes anunciadas, apesar de o número total já está quase ultrapassando o Estado de São Paulo, que tem três vezes mais a população paranaense.

Alguns detalhes intrigam os leigos, que é o meu caso.

Se a situação está sob controle como dizem as autoridades, por que, o protocolo de atendimento adotado pelo Ministério da Saúde, passou a ser de tratar de todos os casos de gripe como se fosse a gripe suína?

Por que enfermeiros e funcionários dos hospitais, afirmam categoricamente aos amigos e parentes, que está morrendo muito mais gente do que o anunciado?

Se estiver morrendo tanta gente como afirmam, qual a razão das autoridades não manterem a população devidamente informada?

A pressão psicológica provocada pela percepção de que estão nos enganando mais uma vez, talvez seja maior do que a realidade do estrago provocado pelo vírus.

As informações quando muito cerceadas, produz em todos nós aflições em situações que não haveria necessidade de ser.

Aí ocorre a corrida desenfreada aos pronto socorro dos hospitais, aos consultórios médicos e a vigilância permanente do comportamento do seu vizinho, ou companheiro de viagem nas insubstituíveis viagens de ônibus, do dia a dia.

Um simples espirro transforma-se numa verdadeira panacéia.

Ao contrário da dengue, que é uma questão do descaso dos governos com a vigilância sanitária, a gripe suína não compromete as ações do governo na sua causa, mas a sua incompetência em participar a sociedade com as realidades dos fatos, transforma os governos como principais agentes propagadores da doença.

Paraná possui a maior taxa de mortalidade por gripe suína do Brasil


A taxa de mortalidade por gripe suína no Paraná é a maior entre os Estados brasileiros e é superior a qualquer país do mundo. No total, foram registrados no Estado - que possui 10.686.247 habitantes - 201 óbitos em razão de complicações decorrentes do vírus H1N1, o que representa uma taxa de mortalidade de 1,88 pessoas para um grupo de 100 mil habitantes.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/04/ult7403u418.jhtm


Veja quais são os sintomas da gripe suína e como se prevenir.

Comentários

Anônimo disse…
Fala Sr. Carlos Alberto...
Esta gripe não esta moleza mesmo não, só por conta disto o povo da sua família de Ipatinga e região resolveu se esconder, vão a partir de hoje todos para uma tal ilha a margem do Rio Doce, já ouviu falar?

Será que lá vão conseguir espantar esta gripe? Truco sôo!

Beijão, Vi.
Anônimo disse…
Olha, conheço sim a tal da ilha.
Aliás em 2.007, passei uns 4 dias lá.
Foi lá inclusive que dei uma surra de xadrez no ban ban da família em xadrez.
Um tal de Geraldo Cotta, conhece este cara?
Pergunte ao Zé do tio Totó que le te conta direitinho sobre o jogo.
Abraços e bom aproveito a todos.
Vou ficar só imaginando o que estarei perdendo.
Abçs
Tio KKY
Anônimo disse…
Deixa conosco, vamos procurar aproveitar sim, da melhor forma e lembrar que se Deus quiser ano que vem já teremos a companhia de vocês nesta ocasião.

E quando aparecerão no blog as fotos da nova empreitada?

Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia