Aécio quer fim da reeleição e mandato de cinco anos




Eduardo Kattah




Em campanha por reajuste, policiais militares e civis de Minas estendem cartaz com dizeres: ´Policiais e Bombeiros, Aécio não valoriza a gente! `Serra Presidente´

BELO HORIZONTE - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), reiterou nesta segunda-feira sua defesa pelo fim da reeleição e a adoção de um mandato de cinco anos para os cargos do Executivo. Mas salientou que, apesar de o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também já ter se manifestado a favor da proposta, não se trata ainda de uma posição partidária.
"Sou favorável a um mandato de cinco anos sem reeleição. Me parece o mais próximo das nossas tradições republicanas e melhor ao País. Mas essa é uma decisão que será travada no Congresso Nacional", disse Aécio, após um encontro com líderes tucanos na Câmara dos Deputados, no Palácio das Mangabeiras.
Na sua opinião, esta não deve ser uma ação prioritária do partido. Aécio, no entanto, destacou que "o Congresso e a Câmara em especial, no momento certo, estará discutindo essa matéria".
Reforma eleitoral
Para o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Carlos Pannunzio (SP), o momento certo é 2007. "O ideal nessas questões relacionadas com reforma eleitoral ou reforma política é discuti-las no ano em que não tem eleição e o ano que não tem eleição é exatamente este ano de 2007. Seria muito bom que pudéssemos esgotar essa pauta, pelo menos com esses temas mais relevantes, até o final deste ano".
Pannunzio fez coro a Aécio ao afirmar que também é a favor do fim da reeleição. "Sou da opinião que o instituto da reeleição foge um pouco às nossas tradições e não é o melhor para o Brasil", afirmou, ressaltando que trata-se de uma opinião pessoal. "Não há ainda uma posição da bancada e não há uma posição do partido".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia