Io amo Itália










A Itália de todos nós carrega em seu scudetto da azurra a diferença que nos distancia.
Apaixonados pelo futebol, brasileiros e italianos, possuem juntos 9 títulos mundiais, com os brasileiros detendo a hegemonia com 5 títulos. Isto representa mais 40% das Copas disputadas, ou seja, a cada duas copas, Brasil ou Itália, conquistou-a.
Mesmo com disputa pareia, os brasileiros admiram e sempre torcem para os italianos quando saem antes da azurra na disputa do título. E com um futebol milionário a Itália importa desde a década de 50 e nos últimos 30 anos centenas de jogadores brasileiros defenderam clubes italianos e alguns foram imortalizados como Reis, Falcão pela Roma na década de 80.
Mas, Brasil e Itália tem muita mais coisas em comum, vejamos.
Nossa retrógrada Lei Trabalhista foi fundamentada por Getúlio Vargas em cópia à Lei italiana.
Fã de Mussolini o ditador italiano aliado no nazista Hitler, Getúlio Vargas teve inúmeras outras inspirações em seu grande líder.
E por ironia teve de posicionar-se na Segundo Guerra Mundial contra Mussolini e o Brasil sem nenhuma tradição em Guerras e sem nenhuma formação militar e preparo para enfrentar o rigoroso inverno europeu, os pracinhas brasileiros, desembarcaram no front e firam direcionados para conquistar e proteger o Monte Castello, ou Gaggio Montano, provocando centenas de mortes dos heróis brasileiros, a maioria delas por frio.
Enquanto isto, Getúlio Vargas, nosso gaúcho ditador, recebia dos americanos a implantação da Usina de Aço de Volta Redonda, condição exigida por ele para participar da guerra e ir contra seu amigo Mussolini.
Apoiados por um regimento americano, que, além do apoio de Guerra, equiparam os pracinhas brasileiros com roupas e agasalhos adequados.
Outra identificação de italianos e brasileiros foi a imigração de italianos para o Brasil, fugindo das várias guerras e das perseguições políticas.
De 1880 até meados de 1920, foram mais de 500 mil italianos acolhidos na pátria de Pelé.
O Brasil é onde existe a maior colônia italiana fora da Itália. Estima-se que existam mais de 20 milhões de descendentes de italianos no Brasil.
Das coisas boas, tecnologia, música, técnicas agrícolas e os descaminho de máfias, a formação da nação brasileira está umbilicalmente ligada a Itália.
Hoje a Itália possui uma das populações mais envelhecia da Europa, precisa rever sua lei de naturalizaçãa, retirando pequenos impecilhos, que faz o processo se tornar corrupto.
Além disto, precisa o governo e a sociedade italiana voltar-se para o Brasil, procurando estimular o comércio, a moda, a cultura, o teatro, o cinema, a música.
A população italiana estimada em pouco mais de 60 milhões de habitantes, não pode se dar ao luxo de menosprezar os brasilianos, brasileiros italianos, que representam quase a metade de sua população.
Somos todos italianos.
No meu caso, meu Cruzeiro, o Maior time de Minas Gerais e mais temido na América do Sul, nasceu através dos operários e colônia italiana em Belo Horizonte, com o nome de Palestra Itália em 03 de Janeiro de 1.923. Só com o advento da Segunda Guerra Mundial é que foi obrigado a mudar seu nome.
Nasci italiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia