De Palestras Itália a Biandronno



Biandronno e o Lago de Varese












Biandronno é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Varese, com cerca de 3.102 habitantes.
Cenário de belas imagens, situa-se às margens do Lago di Varesse, fica a uma distância de 68 Km de Milão, Capital mundial da moda e da arquitetura.
Quem nasce em Biandronno é chamado de biadronnesi.
Característica da maioria das comunas italianas, pequenas e pouco populosas, algumas quase abandonadas.
A Itália sofre um processo de envelhecimento de sua população. As italianas criaram o hábito de casarem-se após os 30 anos, e não é fácil encontrar casais italianos que possuem mais de dois filhos. O que em um conceito de preservação da raça italiana, é um desastre.
Dominadora do mundo durante séculos, a Itália incorporou em sua cultura por milhares de anos, as culturas de nações conquistadas, e dentre elas, a que mais fez influenciar a cultura italiana, está a cultura grega.
Mas, o país da bota, sofre influência das culturas asiáticas, na alimentação, temperos, africanas e dos países nórdicos.
O italiano é por natureza falador, de temperamento forte e gosta de falar alto e gesticular quando fala.
Quem ouve dois italianos conversarem pensa que estão brigando, mas é apenas a aparência.
A Itália tem muita ligação com o Brasil.
Do inicio ainda no período do descobrimento, o Brasil era objeto de desejo de vários países europeus.
Mais tarde, a coroa portuguesa fez uma campanha maciça na europa para trazer europeus ao país tupiniquim para ajudar a desenvolver a agricultura e a indústria brasileira, isto em fins do século XIX e inicio do século XX.
No inicio do século XX centenas de navios italianos aportaram no portos brasileiros com os patrícios e suas famílias fugindo das guerras e à procura do El dourado.
Os italianos chegaram e foram ocupando os espaços introduzindo o linguajar e a cultura da terra do vinho, do queijo e da imperdível PIZZA.
Várias palavras italianas foram acrescentadas ao vocabulário nativo, com a mesma origem do latim, muitas têm o mesmo significado, mesmo que a pronuncia seja um pouco diferente.
Na paixão nacional, o futebol, dois clubes nasceram entre os operários italianos de duas grandes metrópoles, São Paulo e Belo Horizonte, Palmeiras e Cruzeiro, duas das maiores equipes de futebol do Brasil, eram na origem denominados Palestra Itália.
Com o advindo da segunda guerra mundial, e pelo posicionamento brasileiro a favor dos aliados contra a Alemanha e o alinhamento de Mussolini com o país nazista, fez com que os dois Palestras mudassem seus nomes.
A participação do Brasil na segunda guerra mundial é uma mostra da ligação dos brsileiros com os italianos. Nossos pracinhas restringiram suas participações heróicas, na Itália, com a tomada pelos heróis brasileiros do Monte Castelo. Mesmo sob neve intensa e com uniformes tropical.
O Palmeiras escolheu uma das cores da bandeira italiana como uniforme.
Já o Maior de Minas, o Cruzeiro escolheu a cor da camisa italiana, o belo Azul.
Biandronno fica no meio deste princípio de novos ares.
Fincado aos pés dos Alpes suíços e ao lado de um dos maiores lagos da Itália, será palco de mudanças de rotas.

De ares límpidos, limpas serão as almas que em Biandronno atracarem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia