Felipe e uma carteira


O Felipe acaba de tornar-se motorista.
Lembro-me de quando tirei a minha.
Naqueles idos de 1980, tudo era mais difícil e complicado.
As banalidades que hoje fazem parte do nosso cotidiano, não existiam e nem imaginávamos que um dia poderiam existir.
Seja Feliz, Felipe feliz.
O que fazíamos naquele tempo, hoje seria motivo de piada entre os moços de agora.
A relação com a sociedade era muito respeitosa.
A relação na família era algo sagrado.
A relação na escola, pais, professores e alunos, muito mais digna.
Percebíamos que cada um ocupava o seu lugar.
Os pais educavam.
Os professores instruíam, ensinavam, ajudavam a formar o cidadão.
Os alunos eram apenas o meio da existência destes e se colocavam como tal.
Hoje.
Hoje, não preciso dizer que os papeis estão embaralhados.
Pais que não educam.
Pais que querem que os professores eduquem.
Pais que não conseguem dominar suas feras, os enviam para as escolas, como que jaulas.
Hoje existe até um Estatuto da Criança e Adolescente, que dizem ser um avanço.
Não acho.
Pai que precisa de estatuto para criar relacionar com seus filhos, verdadeiramente não são pais.
Filhos que precisam de Estatutos para respeitarem os pais, os professores, não teem pais.
Filhos são filhos.
Pais são pais.
Professores, estes sim teem algo a mais do que os demais.
Quanto ao Felipe e a sua carteira.
Desejo e tenho certeza que ele fará desta apenas um instrumento.
A responsabilidade que ele possui, saberá que os documentos são instrumentos necessários exigidos para a boa convivência em sociedade.
Parabéns.
Sei que fui muito feliz, tanto no trato da minha infância, quanto nas loucuras da minha mocidade.
Curti e amei a maioria dos meus professores.
Curti e amei a maior de todas as professoras.
Maria Matildes Cota de Souza.
Que bela e maravilhosa professora.
Foi uma senhora professora e uma mãe, um anjo que veio do céu.

Comentários

. disse…
Alguns valores são invertidos hoje em dia. Pior que a inversão deles, é o esquecimento do que são.
Esquecer o respeito por alguém que merece, ou esquecer de amar quem lhe ama é triste.
Mas ainda é tempo de mudança, muitas coisas novas estão surgindo. Cabeças grandes absorvem idéias boas. Muitas coisas irão mudar, assim eu acredito.
E a respeito da minha habilitação? Pode deixar, responsabilidade é meu sobrenome.

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia