José Antônio do Nascimento - Sem Peixe



José Antônio do Nascimento Filho, Coronel Juca Antônio ou carinhosamente Pai Zezé. Nome e adjetivos, surgiram de acordo com sua luta, seu caráter e seu ninho familiar.
De descendência portuguesa, nasceu em 01 de Dezembro de 1.880, foi criado entre as montanhas de Minas Gerais, em Duarte, próximo a Sem Peixe, onde estabeleceu-se, foi uma das maiores lideranças política de seu tempo, e até hoje é considerado pelas suas conquistas e amizades o maior homem público da região de Dom Silvério, Alvinópolis, Ponte Nova, Rio Casca e todo o entorno deste pedaço das Gerais.
De comerciante em Sem Peixe, a fazendeiro, político, Delegado, Vereador, Prefeito e Coronel.
Suas conquistas foram forjadas pelo seu trabalho, dedicação e honradez com que tratava todos seus relacionamentos.
Justo em suas decisões, rígido em suas atitudes, honesto em seus relacionamentos e amigo de seus amigos, com estas características José Antônio do Nascimento passou a ser chamado de Coronel Juca Antônio, implacável contra seus inimigos, com quem dificilmente transigia.
De seu caráter surgiu o Delegado, do Delegado nasceu o Vereador que do distrito de Sem Peixe, pertencente a Ponte Nova, levava e lutava pelas necessidades de seu povo.
Vereador de Ponte Nova, lutou pela emancipação do Distrito de Saúde para nascer a Cidade de Dom Silvério, desmembrando de Alvinópolis em enorme luta junto ao governo estadual e homologado pelo governador Benedito Valadares no ano de 1.938, onde viria a ser seu sétimo Prefeito do período de 1.951 a 1955.
Amigo dos governadores Benedito Valadares e principalmente Juscelino Kubischeck, Coronel Juca Antônio era tratado por este com enorme deferência, como mostram registros da época. Nas reuniões em que participava na região, JK não as inciavam sem a sua presença.
Político afamado e respeitado no partido PSD, era voz que se escutava para manter à sola os simpatizantes do UDN, partido opositor à época.
Poeta e religioso ferrenho, devoto de São José e São Sebastião, fazia de sua religiosidade pilar para a constituição e construção de sua família.
Em 01 de Setembro de 1906 o filho de Maria Matildes de Carvalho, casou-se com Maria Clara Frade no Município de Duarte.
Em 1910, mudaram para Sem Peixe e tiveram 17 filhos, nascia aí o Pai Zezé e a Mãe Cotta. Pai dedicado e disciplinador, criou a todos sob a batuta do trabalho, religiosidade, união da família e a paixão pelo futebol e pela música.
Pai Zezé e Mãe Cotta fundaram em Sem Peixe o Sport Clube Nascimento e a banda de música Nossa Senhora das Graças.
Com mais de 200 Netos, Bisnetos e Trinetos, José Antônio Nascimento, Coronel Juca Antônio, Pai Zezé, faleceu aos 83 anos no dia 02 de Fevereiro de 1965, com 58 anos de casado.
Morreu o corpo de um guerreiro, lutador, transformador, não o nome, a história e seus exemplos.
As histórias do Coronel Juca Antônio e do Pai Zezé contaremos aqui, em narrativas de quem as presenciou e ou dos que a ouviram.

Fontes: Compilação feita pela Lolita Nascimento;
Site da Prefeitura de Dom Silvério;
Documentação da família Nascimento guardada por Dedé, Nonô e José Olinto.

Comentários

Unknown disse…
Que legal... minha mãe e neta dele e se emocionou ao ver a foto...muitas recordações!!

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia