José Antônio do Nascimento o "Patriota"


Foto: acervo da família Nascimento




Foto: acervo da família Nascimento

A eclosão da segunda guerra mundial em 1939, patrocinada pela Alemanha de Hitler, Itália de Mussolini e Japão do Imperador Hiroíto, denominado Eixo, e encerrada em 1945, derrotados pelos aliados, liderados pela França, Inglaterra e Estados Unidos, colocou o líder político, fazendeiro, pai de família e acima de tudo, Patriota, José Antônio do Nascimento no centro das atenções em Minas Gerais.
A segunda guera mundial, que teve mais de 50 milhões de mortes e mais de 35 milhões de feridos, era uma preocupação nos lares dos brasileiros.
O Brasil que desde 1937 estava sob a égide da ditadura de Getúlio Vargas, denominado Estado Novo, que flertava com os Nazistas e Fascistas, alemães e italianos, se viu de repente pressionado pelos americanos, liderados pelo Presidente Rossevelt, a tomar um lado na Guerra, até que em Agosto de 1942, os alemães afundaram 5 navios mercantes brasileiros na Costa brasileira. Getúlio declarou guerra ao Eixo e fundou a FEB - FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA - para treinar e levar para o front de batalha na Europa mais de 25 mil soldados brasileiros.
Coronel Juca Antônio, como documentado na foto e bem expresso na reportagem, demonstrando sua responsabilidade com a Pátria e seu compromisso com a Paz mundial, simplesmente colocou todos os seus 10 filhos à disposição do Exército brasileiro e do Presidente Getúlio Vargas, para combater os Nazistas alemães e os Fascistas italianos e os japoneses.
Atitude impensável em qualquer lar, onde uma grande quantidade de pais escondiam seus filhos e outros deixavam os filhos sem registrar por dois, três, quatro anos, após seus nascimentos, para que não viessem participar da guerra, se esta se prolongasse.
José Antônio fez o inverso, tirou foto com todos seus 10 filhos e mandou publicar em jornal de Belo Horizonte e de Ponte Nova, e mandou carta para ser entregue pessoalmente ao Presidente Getúlio Vargas, onde colocava todos os seus filhos e ele próprio à disposição para servirem a nação brasileira.
Mesmo alistados no Exército brasileiro, nenhum de seus filhos, nem o Coronel Juca Antônio foram chamados para ir para o front da guerra.
Mais tarde seu filho o Francisco Nascimento, o caçula da família, veio a servir o Exército mas sem participar de nenhuma guerra.
Meu bisavô, o Pai Zezé, deixou mais que um legado para todos nós, seu exemplo de homem de fibra, lutador, coragem, destemido e Patriota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia