Osvaldo Foroni



Adicionar legenda



















Pessoas especiais, sempre apresentam coisas ou características que os identificam como tal.
Mas, uma característica de uma pessoa mais do que especial para mim e para minha vida, é ter duas datas de aniversário. Coisa de italiano.
Ainda nos resquícios e sofrimentos provocados pelas violências das guerras. O italiano em questão, é filho de um italiano direto e que atracou por aqui no auge da segunda guerra mundial, e o meu italiano em voga, nasceu em terras brasileiras e para protegê-lo, o italiano padre, proporcionou-lhe esta possibilidade de ter duas datas natalinas.
O Foroni, Emílio, extremamente querido, trabalhador ao extremo, em sua função de padre – pai – quis proteger o pupilo recém nascido, de ganhar um ano em apresentação em uma possível guerra, onde pudesse ser convocado para a frente de batalhas.
Então, nasceu em uma data e registrado em outra. A que prevalece é a do registro.
Batalhas é o que não faltou na vida do Foroni, Osvaldo, nosso personagem, filho bem criado, amante do trabalho e corintiano.
Iniciou cedo a labuta, na máquina do arroz do pai, o sítio, na padaria do sogro.
Estudou com muito esforço e longas viagens, formou-se e virou professor juntamente com a amada que atravessou seu caminho a dona Edina Delazari, casaram-se novos, o que era o hábito à época.
Pai de quatro belos e educados filhos e filha, dedicou-se à vida de mestre.
Homem de boa cultura e posições ideológicas firmes, sempre acompanhando os passos do querido cunhado Luiz Carlos Delazari, virou político.
Eleito vereador com a maior votação individual proporcional na história de Colorado, fez em 1982, mais de 7% dos votos válidos, Secretário Municipal da Educação, foi eleito em 1988 Vice Prefeito, Secretário Municipal da Administração.
O irmão mais velho do contador de piadas Tio Sérgio, do Tio Olivar, do Tio Paulo, do Tio Sidiney, do Tio Davi, da Tia Olinda e da Tia Odete  ainda foi chefe do Ciretran em Colorado por 8 anos, mas de tudo, sua maior paixão é cuidar de boi, cultivar uma horta e pescar.
O filho da Vó Nair tem como fiel escudeiro o Zé Soares, parecem siameses, amigos, sócios, colegas de trabalho, se fossem irmãos não seriam tão grudados e se respeitariam tanto. Concordam até quando discordam.
De enorme coração, o pai do Alexandre, do Bruno e do Rafael é amante de uma boa comida e de um enorme prato de salada, aprendeu a tomar vinho, mas gosta mesmo é de dar umas bitocadas numa cachacinha antes da janta, apenas uma, no máximo.
O pai da Jaqueline, que é o que nos unem, adora uma mesa farta, comida de sobra, churrasco cheio de variedades, quando aparece em casa, já traz a carne que vai comer no almoço, na janta, e por dias seguidos, a economia do mercado é significativa quando hospeda por uma temporada, isto, no máximo uns 3 a 5 dias, se passar, fala que dá bicho.
Avô da Gabriela, do João Victor, do Pietro, da Manu, do Gabriel, do Luiz Eduardo, do Felipe e do Benício, gosta de aprontar com os netos. O Gabriel e o Felipe viveram uma intensa paixão com o Vô, que mesmo severo, fazia todos os gostos e os ensinaram inúmeras coisas, inclusive a matar carneiro, isto eles com 2 e 4 anos.
O sogro da Lilian, Débora, Nicele e deste que aqui é chamado de KKY, não sabe o que faz para agradar-nos com simpatia e bom acolhedor.
Assim desenhou sua vida, a pintou em um quadro colorido, curte e contempla sua prole e agregado e agregadas, mesmo com os percalços no percurso, natural de toda convivência e relação.
Fez e faz uma caminhada séria, ilibada, de respeito e admiração dos que o cercam, do tipo, quem gosta, gosta, quem não gosta é por que não gosta de coisas certas e não está preparado ou preparada para o controverso.
Criador apaixonado de passarinhos, Bicudo, Curió, Sabiá, Canarinho Belga, Pintagol já criou de tudo, extremamente cuidadoso, os trata a pão de ló. Hoje, sua enorme diversão.
O novo vidrado da Netflix, acompanhando as inacabáveis séries e suas temporadas e assistindo a todos os filmes disponíveis, o Foroni, pai, avô, sogro e esposo amado está em novo momento da vida e a leva com a construção da estrada da vida, na mesma batida.

É muito bom estar ao lado dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia