A bela Aparecida






















O especial da família mineira tradicional, principalmente as que de origem das pequenas cidades, como é o nosso caso, é a identificação com a religiosidade.
Lá em casa temos, São Geraldo, Maria do Rosário de Fátima, essa é santa mesmo, São José, São Carlos, e temos a Aparecida, nossa padroeira e para não se perder no caminho colocaram ainda Lourdes, para ficar quase santificada.
Ocorre que os nomes são dos sonhos dos pais, os filhos já domesticados pelos nomes carregam a marca até o retorno ao lar celestial, mas em alguns casos, pouco por sinal, trocam seus nomes, ou acrescentam, por motivos vários.
A santa do dia é a Aparecida de Lourdes, que responde pela alcunha de Cida. Aparecida, só a mãe, tia Julita, Vózinha,  a chamava e o pai, a tia Raimunda, tia Naná  ainda a chama.
Tem um que a chama de Paré.
Minha irmã tem nome de duas santas e o seu  Valdi, amor da vida dela, pai de seus rebentos  a chama de Paré.
Pare né.
A Cida, é realmente aparecida, a nossa Gabriela, a Carolina, que é muito saída, de vez em quando é chamada de cidinha.
Nos meus 53 anos, participei de muitos momentos gostosos ao lado da nossa Cida.
Nos tempos dos namoros, era eu o acompanhante predileto do casal, detalhe, saia e voltávamos para casa juntos, mas no meio do caminho eu deixava os dois pombinhos sozinhos.
Seu Valdi sempre me compensava, deixava-me andar na sua bicicleta.
Quando casaram, era eu o maior frequentador da casa dos nupciantes,  disputava com seu Valdi as macarronadas, cachaças e vinhos, além de ouvir belas músicas do Vinicius que meu cunhado predileto sempre teve.
Quando nasceu o primogênito, acredito ter sido também o que mais comeu caldo de galinha, e que fez o branquelo do Gustavo dormir na rede.
A cida conta uma história, que não acredito, que o raizeiro, assim chamado pelo São José Pedro, veja, este nego pau de fumo, tem dois nomes de santos, e pela ordem são os mais fortes, o pai de Jesus e o patrono da Igreja Católica, mas a Cida diz que o raizeiro morria de ciúmes meu com o Gustavo, bobagem.
Já os demais herdeiros da minha santa irmã, quando nasceram, eu havia mudado para o Paraná, aliás acho que foi providencial, pois imaginem se enrabichassem comigo como o Gustavo, meu cunhado iria acabar ficando careca.
Minha adorável irmã sempre foi uma batalhadora, nunca deixou a peteca cair. Curtiu os belos momentos que a vida lhe presenteou através dos esforços conjunto do casal, e soube suportar com galhardia todas as dores das pedras naturais de nossas caminhadas.
Sua relação com a mãe foi intensa e sempre chorava colo e achava que a bela Matildes puxava muito a sardinha para a outra santa Maria do Rosário.
Irmãs inseparáveis, cada qual com suas santidades, a Cida contou com a cumplicidade e a forma tranquila da ajuda da irmã caçula, que não é santa, mas que foi uma santa ajudando-a a cuidar de sua renca, que só não derrubavam poste, os postes caídos.
Muitas coisas que faço diz muito respeito à Cida, e com menos preparo que ela, ainda engatinho na busca de uma vida espiritual mais equilibrada.
Nas lembranças de infância suas histórias se confundem com as da Dinha, mas a magia como ela se postava como baliza em desfiles de datas especiais no nosso belo Sem Peixe, é um retrato permanente em minhas recordações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia