Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2014

Matinhos, Sem Peixe, mesmo ângulo

Imagem
O tempo anda, rola, passa. Vivemos no doce do agora e no mel do passado. Uma das belas lembranças que carrego. Meu tempo de Sem Peixe, sem SESC. Tantas coisas vividas, amadas e curtidas.
Comemorações de 7 de Setembro em Sem Peixe. Eram momentos  quase insuperáveis. Desfile a cavalo, D.Pedro a caráter. Bailarinas, balizas e suas evoluções. Charangas, foguetórios e discursos políticos.
Aniversário de Sem Peixe não comemorei. Era um distrito. Hoje Sem Peixe comemora aniversário, mas nunca o comemorei. Matinhos, que nunca namoramos, aniversaria no dia dos namorados. Matinhos, com suas tradições, mesmas do meu tempo em Sem Peixe.
Discursos do Odorico de plantão. Do deputado falando aos professores e alunos, mesmo de forma semi- analfabeta. Para o deputado, Matinhos é matinho, mas matinho deputado não é Matinhos. Locutor sem empolgação, fotografo oficial e povo na calçada. Discursos longos, mesmo que falados em pouco tempo.

Desfiles, sorrisos, escolas, charangas, guarda-mirim de tão saudad…

Praia, areia, Matinhos

Imagem
Praia, areia pura Areia pura, nem sempre é praia Praia pode ser de água doce Praia pode ser de água salgada Praia de água doce; Praia de Rio; Praia de Lagoa; Praia de Represas; Praia de Córregos; Praia de Corguinhos.
Praia de água salgada; Praia do Mar; Praia do Mar vivo ou Mar morto.
Para quem tem o prazer de morar à beira mar Terá o prazer de acompanhar As mudanças da Praia As mudanças na Praia Mesmo prazer de quem mora à beira do Rio Da Lagoa, de Represas, de Córregos, de Corguinhos.
As praias são como curvas de níveis É o amparo das coisas, trecos, naturais e não naturais É o amparo dos trecos conscientes e da inconsciência do homem.
Quando chove, muito ou pouco, As praias, prainhas e margens mudam seus formatos. As coisas e trecos, viram entulhos, nas praias. Naturais, a natureza sabe como aproveitá-los. Da inconsciência do homem, trará sempre prejuízo e dano à natureza. A natureza prefere se alimentar dos naturais.
Quando as chuvas são intensas e permanentes As praias dos Rios, Riachos, Córregos e corguinh…