A um certo Públio Cota










Fiz um estudo recente sobre a origem da família COTA, ou COTTA, e postei em Blogger em 2009,     http://migre.me/4zFNn  a grafia não difere suas origens. Eu mesmo assino Cotta e tenho irmãos que assinam Cota e um filho que assina Cota. E acabou recebendo comentários até de Portugal, dando explicações da origem deste nome.
  Ocorre que, ao ler o livro La República de Marcus Túlio Cícero, para minha surpresa, logo no início da obra ele  refere-se a um determinado Cota, considerado um Jurisconsulto da época.
  Como Cícero viveu entre os anos 100 e 43 a.C., percebe-se que a origem dos Cotas é extremamente antiga e pelo jeito fazia parte da elite de Roma da época.
  A referência não é lá muito elogiosa por parte de Cícero, mas de qualquer monta vai aí a versão da tradução da referida citação. “A um certo Públio Cota, que se tinha na conta de jurisconsulto, embora ignorante das leis e medíocre, retrucou Cícero, quando aquele , interrogado como testemunha num processo, lhe respondera que não sabia nada: - julgas que te interrogo sobre o direito?”
  Como se vê, em mais um dos milhares de embates de Cícero. O curioso é o surgimento do nome COTTA. Vamos continuar a pesquisa, imagine se for a mesma raiz? 
Para quem quiser deliciar-se com esta maravilhosa obra, vai o endereço eletrônico. A parte em que ele debate com Públio Cota está na página 3, http://migre.me/4zF62 .

Comentários

Geraldo Cota disse…
boa tarde Carlos. Tenho interesse na pesquisa dos nossos antepassados Cotta ou Cota. Aliás sou Cota (1 t), filho de Cotta (com 2 t's). Meu pai, Geraldo Machado Cotta e meu avô, Joaquim Pedro Cotta, naturais de Rio Piracicaba/MG. Atualmente moro em Santa Catarina. Grande abraço

Geraldo M. Cota Junior

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia