Auditores Fiscais do Paraná em Greve (dia de alerta)


Os Auditores Fiscais do Paraná estão em greve neste dia 11.

A paralisação será um alerta ao governo do Estado por não cumprimento de várias questões relativas à categoria.

Tenho mantido um relacionamento com a categoria desde o ano de 2.007, quando em várias oportunidades estivemos em Curitiba para tratar junto ao governo de suas demandas.

Mas, pelo que percebo, o maior entrave da categoria é a má vontade da direção da Secretaria da Fazenda, principalmente do Secretario Heron Arzua.

Os Auditores, que até Março tinham como Diretor o Auditor Vieira, que os tratavam como colegiais, viram renascer as esperanças de terem seus pleitos atendidos, com a nomeação do Cristovão Tezza, no lugar de Vieira, que fora demitido pelo governador Roberto Requião.

Mas, as coisas teen andado a passo de tartaruga.

Nos momentos em que estiveram em negociação com o governo, tinham como mediadores os Secretários do Planejamento e o Corregedor Ouvidor do Estado, Enio Verri e Luis Carlos Delazari, respectivamente.

Solícitos e atenciosos, foram acompanhados em todas as audiências solicitadas com  a Secretaria da Administração e Fazenda.

A maior expectativa dos Auditores gira em torno da aprovação da nova lei que regerá a categoria, enviada pela SEFA à SEAD.

Ccontendo alguns dispositivos com supostas incidências de  inconstitucionalidades a nova lei foi remetida pela SEAD à Procuradoria Geral, onde está desde o mês de Agosto aguardando despacho da Procuradoria.

O que de fato podemos perceber, é a falta de apoio da SEFA à principal categoria de sua pasta, criando incertezas e desconforto aos Auditores.

Passei a pouco frente ao prédio da Receita em Maringá, onde a adesão dos Auditores está sendo de 100%.

Bem organizados, estão até com uma tenda armada na calçada, ficarão ali por todo o dia.

E as informações sobre as outras delegacias do Estado são boas, total adesão.

Nos três postos fiscais abrangidos pela delegacia de Maringá, Ezequias, Itaguajé e Santo Inácio, os caminhões estão liberados para passar, exceto aqueles que necessitam que as referidas notas fiscais precisam serem carimbadas (produtos para exportações e outras mercadorias com controle sanitário) neste caso, terão que aguardar até as 16 horas.

Neste momento as filas nestes postos de fiscalização são quilométricas.

Abaixo segue pauta com as reivindicações dos Auditores.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia