Suplente de vereador assume com base na decisão do TSE sobre fidelidade partidária

KATIA BREMBATTI - GAZETA DO POVO

Na sexta-feira, o presidente do Legislativo, Admir Strechar (PMDB), decidiu cassar o mandato do colega Osdival Gomes da Costa, que era peemedebista mas no ano passado decidiu ingressar no PP.

O suplente de vereador Severino Genuíno Dourado (PMDB) tomou posse nesta segunda-feira na Câmara de Guarapuava, região Central do estado, como o primeiro político do Brasil a assumir o mandato por conta da infidelidade partidária de outro eleito. Na sexta-feira, por meio de um ato administrativo, o presidente do Legislativo municipal, Admir Strechar (PMDB), decidiu cassar o mandato do colega Osdival Gomes da Costa, que era peemedebista mas no ano passado decidiu ingressar no PP. O argumento jurídico para a perda do mandato foi a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, atendendo a uma consulta dos Democratas (ex-PFL), despachou que o mandato de cargos legislativos pertence ao partido e não ao eleito.
Osdival Gomes da Costa foi procurado pela Gazeta do Povo, mas não quis comentar o caso. Disse apenas que vai ajuizar recurso contra a cassação. Para o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Direito do Estado, João Luiz Estevez, a decisão do presidente da Câmara foi inadequada.

http://canais.ondarpc.com.br/gazetadopovo/parana/conteudo.phtml?id=653603

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia