O bilionário leilão de cargos


Revista Época -

Murilo Ramos e Ronald Freitas

Há no governo 24 mil postos de confiança e 11 partidos cheios de apetite. O país conhece bem essa experiência e ela não costuma dar certo

A diretoria de exploração e produção da Petrobras é estratégica para a estatal e para o país. Ela é responsável pela prospecção e exploração de novas e antigas reservas de gás e petróleo. Se o Brasil quiser manter a autosuficiência em petróleo e reduzir a dependência do gás da Bolívia, precisará de uma boa gestão da diretoria. Para gerir seu orçamento anual de R$ 23,5 bilhões, a escolha do ocupante do cargo deveria se basear principalmente em dois critérios: competência técnica e passado limpo.
Não é isso o que ocorre em Brasília. A definição deverá se dar por vínculos políticos e partidários. Uma disputa acirrada está em curso entre PT e PMDB, os dois principais partidos da coalizão montada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assegurar apoio político ao governo no Congresso. A primeira opção do PMDB para a diretoria da Petrobras é o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco. O PT resiste. Insiste na permanência do atual diretor, Guilherme Estrela, petista com histórico de atuação no movimento sindical dos petroleiros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Cota, Cotta, sua origem

José Antônio do Nascimento - Sem Peixe

Galo que cisca, galinha que canta no raiar do dia